Banda Municipal

Histórico:

A Banda Municipal de Porto Alegre foi fundada em 13 de junho de 1925, pelo Intendente Otávio Rocha, que encarregou os professores José Acorsi e José Andrade Neves de organizarem uma banda dentro dos moldes europeus. Seu primeiro regente, José Leonardo, foi trazido da Itália, e era formado pelo Conservatório de Palermo.

Os componentes, inicialmente em número de 60, prestaram concurso para integrar a Banda e representavam todas as famílias de instrumentos usados nas grandes bandas adotando o perfil sinfônico.

A estréia deu-se no Theatro São Pedro, em 13 de junho de 1926 e, posteriormente, as apresentações passaram também a ser realizadas nas praças públicas, e no primeiro Auditório Araújo Vianna – então localizado onde hoje se situa a Assembléia Legislativa.

Com a morte de Otávio Rocha, a Banda Municipal sofreu seu primeiro revés, pois a nova administração municipal entendeu que sua manutenção era muito onerosa aos cofres públicos. A população, entretanto, protestou, e a Banda foi reorganizada, embora com um efetivo menor, reduzido para 42 instrumentistas.

Posteriormente, durante o governo Ildo Meneghetti, a Banda foi incorporada à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, quando da fundação desta. Em 1957, os cargos componentes da Banda foram declarados excedentes, o que significou, na prática, sua extinção. Somente em 1976 a Prefeitura voltou a avaliar o significado da Banda para a vida cultural da cidade, restituindo-a em caráter experimental, com a regência de Hélio de Miranda e Breno Baldo.

Em 1979, Alcides Macedo, o “Macedinho” e Miguel Rodrigues, contra-mestre,  assumem a regência da Banda, que passou a ser incorporada pela Unidade de Música da Secretaria Municipal de Cultura, criada em 1988. E a partir de 1989 a Banda ampliou a sua área de ação, tocando nas escolas, nos parques, nos teatros, enfim, nos espaços públicos de Porto Alegre.

A Banda Municipal hoje

Hoje a Banda Municipal de Porto Alegre é uma instituição músico-cultural muito querida dos porto-alegrenses, apresentando-se em vários eventos do calendário municipal, bem como em Concertos Temáticos e Projetos Musicais.  Com 90 anos de existência completados em 2015 e um corpo de 35 músicos, a Banda apresenta um repertório de músicas regionais, brasileiras e internacionais – passeando por arranjos populares e eruditos.

A regência é do maestro Davi Coelho da Rosa e a direção é do músico Marco Lopes. A Banda é vinculada ao gabinete do Secretário Adjunto da Cultura, Vinícius Cáurio, e sua base administrativa está, temporariamente, na Usina do Gasômetro.

Contatos : (51) 3289-8147 – marco.lopes@smc.prefpoa.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s